Ads 468x60px

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Benfica TV e SPORT TV as diferenças



Nos últimos dias tivemos contactos com 2 pessoas que conhecem de perto as operações da SportTv.

Em final de Junho (antes do começo da nova BenficaTv) o Expresso já anunciava uma significativa queda do número de assinantes. 

A queda era significativa mas explicável com o fim da época desportiva no futebol (e nas principais modalidades) e na falta de um grande evento futebolístico internacional como acontece nos anos pares (Europeu/Mundial).

O que não era esperado é que em Julho e Agosto, as desistências continuassem ao mesmo ritmo. E de tal forma que neste momento podemos confirmar que a SportTv tem menos de 500 mil assinantes. São 20% menos do que no seu pico, quando atingiu quase 630 mil! 

Pelo que nos foi dado a conhecer, a quebra de receitas da SportTV em Julho e Agosto (comparando com 2012) está perto dos 8 milhões de euros (média de quase 4 milhões mensais), entre publicidade e assinantes. E apesar de ter perdido os jogos do Benfica e da PremierLeague, os custos não desceram pois aumentaram as quantias a pagar a vários clubes (que viram os contratos renegociados nos últimos anos). 

Uma das nossas fontes também confirmou aquilo que há muito já sabíamos: A SportTV Live foi um fiasco. É um pacote que não faz qualquer sentido. Que não vai trazer mais receitas, nem evitar a saída de assinantes. Foi um tremendo erro de gestão que demonstrou o medo que a Sportinveste tem da BenficaTV. 

A quebra significativa nas receitas, a nova estrutura accionista e a necessidade de se adaptar a uma nova realidade de mercado (sem monopólio) leva a concluir que estará para breve uma reorganização que poderá levar a despedimentos, cortes de benefícios e optimização das operações. Nos corredores da empresa e nos cafés e restaurantes frequentados pelos jornalistas e empregados, os rumores já circulam. É também provável que alguns clubes sejam pressionados a renegociar os seus contratos por valores mais baixos e algumas modalidades tenham ofertas menores do que tiveram nos últimos anos. 

Como dizia Marinho Neves, na sua página do facebook: Oliveira é como os gatos... tem 7 vidas... em tudo o que mexe, mais tarde ou mais cedo leva à falência. A ControlInveste já está prestes a ser vendida para pagar os empréstimos que ele nunca pagou. E a participação da SportInveste na SportTV pode já não ser o suficiente para pagar o resto das dívidas.

E enquanto isso... a BenficaTV cresce e cresce e cresce e cresce... 

0 comentários:

Enviar um comentário